Acordo Tributário Com Contribuintes Durante a Calamidade Pública

OPÇÃO DO LUCRO PRESUMIDO NAS EMPRESAS SECURITIZADORAS DE CRÉDITO.
19 de fevereiro de 2019
CONSULTORIA TRIBUTÁRIA
5 de junho de 2021
Exibir tudo

O Projeto de Lei nº 3634/2020 que hoje tramita na Câmara dos Deputados, busca alterar a Lei do Contribuinte Legal (Lei nº 13.988/2020) para autorizar a União a celebrar durante o período de calamidade pública, acordos atípicos com contribuintes que possuam dívidas tributárias.

A Lei do Contribuinte Legal prevê a possibilidade de transação tributária, ou seja, que o contribuinte e o Fisco possam negociar um acordo sobre determinada dívida para que seja extinta a cobrança.

De acordo com o autor do projeto de lei, o objetivo da proposta é “oferecer condições mais favoráveis para regularização dos créditos tributários em momentos graves, como o que hoje vivemos”.

O projeto de lei esclarece que poderão ser oferecidos três tipos de benefícios, como a concessão de desconto no débito inscrito em dívida ativa da União, o oferecimento ou mudança de garantias e constrições (penhora) e o oferecimento de prazos e formas de pagamento especiais.

Em casos de dívidas de pequeno valor, por exemplo, esta transação extraordinária poderá contemplar um desconto de até 50% do débito.