Escolher o regime tributário é muito importante para que a empresa consiga alcançar o sucesso, pois uma escolha errada pode acarretar pagamento de impostos em excesso e comprometer a saúde financeira do negócio. No Brasil, existem três principais regimes tributários.
O Simples Nacional é o regime mais comum utilizado por empresas pequenas e isso acontece porque ele permite facilidades quanto aos pagamentos de impostos, além de ajudar na hora de evitar burocracia. Este regime engloba empresas cujo faturamento seja, ao máximo, R$ 4,8 milhões por ano.
O Lucro Presumido é um regime bastante utilizado por prestadores de serviços, como médicos, dentistas, entre outros. A Receita Federal presume que uma determinada porcentagem do faturamento é o lucro. Com esse percentual de presunção, não será mais necessário comprovar para o fisco se houve ou não lucro no período do recolhimento dos impostos.
Já a adesão ao Lucro Real torna-se obrigatória nos casos de empresas que possuem faturamento superior a R$78 milhões no período de apuração, assim como também as organizações do segmento financeiro.